Tem sido comum nos depararmos com um livro expondo o retrato de escritor ou filósofo e o título que te acena com uma promessa : Como X pode mudar sua vida?
Alguns edulcoram tanto a filosofia ou o texto literário que acabam transformando os “Diálogos” de Platão num manual do bom gerente.
Uma das exceções é o livro que traz o suíço Alain de Botton debruçando-se sobre a obra do parisiense Marcel Proust : “Como Proust pode mudar sua vida” (Rocco). Robert, o irmão de Proust nos denuncia: O triste é que as pessoas precisam estar muito doentes ou então terem quebrado uma perna para terem a oportunidade de ler Em busca do tempo perdido.
Não há estatísticas de que o isolamento social tenha aumentado a leitura de Proust, eu mesmo confesso que agora terminei 3.o volume, “O caminho de guermantes”, ainda faltam 4 volumes.
Mas não se preocupe, se não leu nem o primeiro “No caminho de Swann”, Botton é um bom guia e pode de maneira sensível discutir questões sobre o amor, a amizade, os livros e outras. Erudição na medida do necessário sem pedantismo, passam pelos nossos olhos Bizet, Monet, Chardin e claro os proustianos Swann, Albertine, tia Léonie entre outros.
É possível que algo mude sua vida, algumas reavaliações do vivido podem surgir mas a grande transformação é te deixar sentindo o cheiro do chá de tília e das madeleines pela casa toda, até que você não resista e vá atrás de “Em busca do tempo perdido”.
Ler Proust, com certeza, mudará sua vida
P.S. Não entendeu a citação do chá de tília e das madeleines? “A caminho de Swann”, o primeiro volume, te conta.
Prof. Dr. Táki Athanássios Cordás
Centro Especializado de Saúde Mental Moreno & Cordás
Rua Capote Valente, 432 - cj 35 | SP | Pinheiros
Tel: (11) 3068-0150
Obrigado por se inscrever na nossa página
Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Unius agenciaunius.com.br